Shin Sekai Yori

Eu sei, mais problemas com atraso e etc…culpem alguém aí e divirtam-se!

Eu planejava fazer um megapost sobre a temporada de Outubro mas já não há tanto tempo para isso, então eu decidi falar um pouco sobre o que estou acompanhando nessa temporada e quais as minhas apostas, um anime de cada vez.
Começando por, Shinsekai Yori.
Novo Mundo

Shinsekai Yorié adaptado da light novel de mesmo nome, escrita por Yusuke Kishi, autor da novel The Crimson Labyrinth que eu pretendo comentar em outro post.
O anime se passa no japão um milênio no futuro, após a humanidade ser substituída por uma nova raça que possui habilidades sobrenaturais como telecinesia e certas variações.

A história gira em torno de um grupo de jovens, a protagonista se chama Saki Watanabi, que despertou suas habilidades sobrenaturais bem depois de seus amigos de infância Shun Aonuma, Satoru Asahina, Maria Akizuki Mamoru Itou. Juntos eles estudam e aprendem a dominar seus poderes  em uma escola acadêmica para os jovens.
Com o ponto de vista quase sempre da protagonista Saki, ela e seus amigos vivem quase que em uma utopia onde esses novos humanos controlam seus poderes perfeitamente e seguem rigorosamente as regras sociais impostas pelos chamados “Anciões”.

Até onde vai a perfeição dessa utopia e criaturas tão superiores?

O anime tem quase sempre um visual sereno muito bem feito, muitas cenas onde é possível ver a beleza e perfeição desse “novo mundo” e como eles são bem diferentes de nós, os novos humanos vivem em grandes cidades que são muito mais parecidas com vilarejos do japão antigo, a natureza está sempre presente e tudo parece fazer parte dela, formando um contraste enorme a nossa situação atual.
Nessa nova humanidade, os jovens começam a despertar seus poderes geralmente depois dos dez anos de idade, podendo variar bastante depois disso, a partir do despertar, uma série de rituais é realizada a fim de que o jovem consiga obter um certo nível de controle de suas habilidades para poder frequentar a escola.
Os professores da escola se mostram muito calmos, mantendo a seriedade e controle acima de tudo, pois é neste local que os jovens aprendem matérias parecidas com as nossas atuais e também a ter mais controle sobre seus poderes e a seguir mais regras.

Mas no inicio tudo era assim tão pacífico?

O começo do primeiro episódio é algo realmente intrigante, a cena é completamente o oposto do que é mostrado no resto do episódio inteiro. É praticamente um massacre feito por crianças e adolescentes que parecem estar usando algum tipo de habilidade e tudo se passa na Tóquio atual.
Não se parece um ataque organizado nem nada do tipo, mas não parece um incidente também, o suspense se torna ainda maior por não saber até onde os personagens do “novo mundo” sabem sobre isso, se é algo de sua história e como isso é retratado na vida deles.
Pouco a pouco esses humanos superiores se mostram com certos defeitos, principalmente os adultos que parecem sempre estar escondendo algo, muitas vezes parece ser apenas uma coisa de pais sendo cuidadosos mas outras vezes parece ser todo aquele controle inicial se mostrando com mais frequência.


“Demônios? monstros? no mundo perfeito?”

Outra coisa que chama muita atenção são as lendas dentro do cotidiano das crianças e jovens, a mais falada e temida é a de um gato fantasma que sequestra crianças que usam seus poderes sem supervisão de adultos ou abusam deles sem motivo. Outra lenda que faz parte de um livro usado nas aulas conta sobre um garoto muito inteligente que cresceu muito orgulhoso de sua superioridade, rapidamente ele foi se isolando das pessoas e criando um grande karma dentro de si…por fim ele perdeu toda a sua humanidade e se tornou um “Demônio de Karma” que destruindo o que havia ao seu redor, mesmo na solidão ele percebeu que a sua existência só piorava o mundo e dirigiu o seu corpo até o fundo de um pântano, onde se afogou em silêncio…

Outras histórias são apresentadas em sala de aula e em conversas entre os alunos, sobre criaturas assustadoras, desaparecimentos, mortes e tudo isso trás um suspense ainda maior entre os personagens pois nem eles sabem no que acreditar as vezes.
Isso tudo causa um impacto muito forte nos episódios seguintes, quando tudo começa a se mover de verdade e mesmo que sem querer, aquele grupo de jovens começa a se aventurar nesse mundo e desvendam coisas sobre o passado e até mesmo sobre o presente que eles achavam conhecer bastante. Pouco a pouco uma cortina entre a utopia e o desastre vai se mostrando e mais dúvidas vão surgindo na trama e nos personagens que se perguntam entre saber ou não o que aconteceu ou se existe outra realidade.

E então, vale a pena?

Bem, inicialmente eu faria uma review do que eu achei até onde eu assisti, que foram todos os sete episódios que saíram até agora, mas, como eu realmente não quero dar spoilers porque eu realmente acho que esse anime vale a pena e estou aqui apostando nada mais do que a minha dignidade, irei apenas falar sobre as primeiras impressões.
Tem uma animação muito bem feita da A-1 Pictures que é famosa por certos títulos populares atualmente como Aoi no Exorcist, Persona, Fairy Tail e outros, vale dizer também sobre o 3D dentro de certas partes que é lindo e consegue se encaixar bem onde foi posto, geralmente na parte das lendas, que traz bastante surrealismo.
Os personagens são bem interessantes, cada um com uma personalidade distinta mas que parece ser meio escondida atrás de todas aquelas regras.
Sem comentários sobre a trama, toda essa sinopse me comprou na hora!
Agora sobre o a light novel, eu ainda não li nada e tudo que sei é que ela mostra ainda mais a diferença desses novos humanos e se mostra bem mais adulta tanto que contem bastante ecchi e possui um pouco mais de contos e explicações que tornam a obra mais completa. Eu realmente preciso ler isso!
“Finalmente um anime que o Yune aposta e não tem yuri nem yaoi!” – Fail, o anime e light novel contém sim yuri e yaoi e o estúdio de animação confirmou que vai rolar no anime também! also, vão se catarem /o/
Por fim eu tenho a obrigação de comentar sobre a trilha sonora que é simplesmente impecável! sem mais.
E vou adicionar um pouquinho dos 40 segundos iniciais que me fisgaram completamente para essa aventura(bem pouco!) além do encerramento que eu acho maravilhoso.

dsk02
dsk03

Deixe uma Resposta

